- Home
- Comportamento
- Você sabe o que é Kakebo?
A tradicional (e revolucionária) arte de guardar dinheiro
Por Julia Gonzatto
Para aqueles que não falam japonês e podem ter dificuldade para traduzir o termo, “Kakebo” pode ser definido livremente como um “livro de contas domésticas”. Originalmente criado por Hani Motoko em 1904, o método se resume em registrar suas despesas diárias para controlar e analisar receitas e gastos ao longo do tempo.
Sua intenção, na época, era encontrar uma maneira de ajudar donas de casa ao redor de todo o Japão a administrarem suas economias familiares de maneira eficiente e prática, para que tivessem controle sobre suas decisões financeiras. Hoje em dia, qualquer um que deseje estar em controle sob as suas despesas pode se juntar ao time de adeptos ao método.
E o melhor de tudo? Colocá-lo em prática é simples, apesar de trabalhoso no início. Com lápis, papel e um pouco de perseverança na metodologia, você já pode começar a praticar.
Ficou interessado?
Para dar início ao método, você deve anotar todas as suas despesas e separá-las em diferentes categorias e linhas de tempo. Por exemplo, quais são seus gastos diários? E os mensais? Quais são as suas despesas essenciais? E as de lazer?
Depois de estabelecer quantas categorias precisar e organizar todas as suas despesas, você chegará a um número que deve ser subtraído da sua renda total. Então, você terá o valor “do que sobra”. Finalmente, a ideia é dividir esse último número entre o que pode ser poupado e o que deve ser bem gasto.
É comum cair na armadilha de apenas fazer compras que, em teoria, parecem menores e mais baratas, no impulso de querer economizar. Mas essa nem sempre é a melhor escolha. Economizar não deve ser apenas sobre não gastar muito dinheiro, mas sobre saber gastar com sabedoria. Se tem algo que você realmente deseja, mesmo que seja mais caro, não vale a pena economizar para um dia conseguir comprá-lo? Ao invés de arranjar substitutos que nunca serão tão bons ou duráveis quanto?
Com um planejamento mais detalhado você consegue ter uma visão ampla e mais completa sobre suas economias e isso te permite gastar com coisas que realmente importam.
Por isso, enquanto segue o método japonês, quatro perguntas chaves devem guiar seu planejamento financeiro:
- Quanto dinheiro você conseguiu?
- Em um cenário ideal, quanto dinheiro você gostaria de guardar?
- Quanto dinheiro você está gastando?
- O que você mudaria no próximo mês para alcançar um resultado melhor?
Lembre-se, a filosofia por trás do Kakebo é dar destaque para gastos que não podem ser dispensados, enquanto você aprende a viver sem aqueles que não são essenciais. Tudo com muita consciência.
E por que optar por um método tão analógico e “ultrapassado” para fazer anotações quando vivemos na era da tecnologia e todos os celulares já possuem centenas de aplicativos feitos justamente para registrar gastos?
Usar o teclado ou a tela de um celular faz com que processemos a escrita de forma mais superficial do que quando anotamos as palavras com um lápis. Isso é o que dizem estudos das universidades de Princeton e da Califórnia. Ou seja, escrever à mão, mesmo que consuma mais tempo, ajuda o cérebro a processar informações de forma mais cuidadosa, te forçando a ser mais detalhista e refletir melhor sobre as informações que você está lendo e absorvendo.
Ter um orçamento doméstico consciente deve ser o primeiro passo para a construção de uma relação saudável com o dinheiro. E então, você já está pronto pra começar suas anotações?
CONTEÚDO RELACIONADO
17/09/2024
Bateu a Bet: na contramão da educação financeira, jogos on-line ameaçam recuperação do consumo
Brasileiros abrem mão de lazer e educação por sorte Por Fabi Mariano Uma…
17/09/2024
A cidade do Rock, da economia e do marketing
Festival de música completa 40 anos com receita de sucesso Por Fabi Mariano…
11/07/2024
Investimentos Alternativos
Jovens estão investindo, mas não no que você imagina. Por Julia Gonzatto Os…
26/06/2024
Ah! Uma nova emoção! Os divertidamentes e as finanças
Inteligência emocional e investimentos: qual a ligação? Por Fabi Mariano Um…
12/06/2024
De click em click, os streamings enchem o bolso!
Por Juliana Magano Assinaturas digitais movimentaram mais de US$1 trilhão em…
04/01/2024
Novo Ano: novas metas ou novas desculpas?
Por Juliana Magano As pessoas mais clichês dizem que você tem 366 novas…
06/12/2023
Violência patrimonial em discussão após denúncias de famosas
Por Fabi Mariano Muito mais que fofoca As vidas das celebridades sempre chamam…
06/12/2023
Esse não é mais um convite para uma reunião…
Por Andrhessa Armada 📩 Você recebeu um novo e-mail 📝 Reunião Marca Texto Qua,…
08/11/2023
Economia do cuidado: você tiraria 1000 no Enem?
Por Fabi Mariano O tema do Enem tomou as redes sociais e colocou em pauta um…