- Home
- Comportamento
- Novo Ano: novas metas ou novas desculpas?
Por Juliana Magano
As pessoas mais clichês dizem que você tem 366 novas oportunidades em 2024. Mas, será que o mercado financeiro contribui com essa perspectiva? A projeção divulgada pelo Boletim Focus, no final de dezembro, estima um crescimento de 1,52% para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2024. Essa projeção é a metade da alta projetada para 2023. Vale lembrar que o resultado verídico do crescimento referente ao ano passado só será divulgado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, em 1º de março de 2024.
É normal que, no atual contexto mundial, com guerras, instabilidade política, desastres naturais, aquecimento global, as pessoas também se preocupem em como manter o padrão de vida e proteger seu patrimônio. Estipule metas, ultrapasse os desafios e conte com a gente para te ajudar.
Você cumpriu todas as metas que estipulou para 2023?
A virada do ano é um momento para repensar metas e recalcular a rota. Preparamos uma lista para te ajudar a se organizar em 2024.
1- De olho na carteira: É um bom momento para revisar seu portfólio de investimentos. Avalie o desempenho dos ativos junto ao seu assessor e veja se eles ainda se alinham aos seus objetivos financeiros.
2- Sem desperdício: Se você recebeu um bônus de fim de ano, 13º ou uma renda extra, considere a possibilidade de fazer aportes adicionais nos seus investimentos.
3- Dividir para conquistar: Certifique-se de que seus investimentos estejam distribuídos de maneira equilibrada entre diferentes classes de ativos. Assim, você se protege dos riscos ou das oscilações que podem ocorrer na economia.
4- Conhecimento é tudo: Use o tempo de folga para aprender mais sobre investimentos. Leia livros, acompanhe as notícias, ou busque informações que possam melhorar sua compreensão do mercado financeiro.
5- Tempo de renovação: Reavalie seu apetite por riscos. Os eventos de fim de ano podem trazer mudanças no cenário econômico, e é importante garantir que sua tolerância ao risco esteja alinhada com seus investimentos.
2023 chegou ao fim e construímos um caminho de muita troca. Falamos de coisas sérias e de assuntos divertidos. Fechamos um ano, para começar um novo capítulo. Que, em 2024, possamos escrever, juntos, boas histórias.
CONTEÚDO RELACIONADO
17/09/2024
Bateu a Bet: na contramão da educação financeira, jogos on-line ameaçam recuperação do consumo
Brasileiros abrem mão de lazer e educação por sorte Por Fabi Mariano Uma…
17/09/2024
Você sabe o que é Kakebo?
A tradicional (e revolucionária) arte de guardar dinheiro Por Julia Gonzatto…
17/09/2024
A cidade do Rock, da economia e do marketing
Festival de música completa 40 anos com receita de sucesso Por Fabi Mariano…
11/07/2024
Investimentos Alternativos
Jovens estão investindo, mas não no que você imagina. Por Julia Gonzatto Os…
26/06/2024
Ah! Uma nova emoção! Os divertidamentes e as finanças
Inteligência emocional e investimentos: qual a ligação? Por Fabi Mariano Um…
12/06/2024
De click em click, os streamings enchem o bolso!
Por Juliana Magano Assinaturas digitais movimentaram mais de US$1 trilhão em…
06/12/2023
Violência patrimonial em discussão após denúncias de famosas
Por Fabi Mariano Muito mais que fofoca As vidas das celebridades sempre chamam…
06/12/2023
Esse não é mais um convite para uma reunião…
Por Andrhessa Armada 📩 Você recebeu um novo e-mail 📝 Reunião Marca Texto Qua,…
08/11/2023
Economia do cuidado: você tiraria 1000 no Enem?
Por Fabi Mariano O tema do Enem tomou as redes sociais e colocou em pauta um…