- Home
- Comportamento
- Conheça os 10 trabalhos com maior potencial de crescimento, segundo o Fórum Econômico Mundial!
Por Juliana Magano
Open to Work
Toda nova tecnologia gera incertezas no mercado profissional. Foi assim com a máquina de escrever, internet e tantas outras que geraram frases como “essa profissão vai deixar de existir”! Indo para o lado contrário dessa tendência e usando como base as projeções do Fórum Econômico Mundial, vamos tratar hoje das profissões que terão mais ofertas de emprego daqui para frente.
Apesar da automação e da inteligência artificial estarem mudando algumas relações de trabalho, no curto prazo, é possível que essa tecnologia resulte em mais vagas criadas do que perdidas. Visitamos o relatório “O Futuro do Trabalho”, para te mostrar os 10 empregos com maior potencial de crescimento de 2023 até 2027.
O estudo traça uma comparação entre o aumento da oferta de vagas e as que já são oferecidas hoje. Foram entrevistadas mais de 800 empresas, espalhadas em mais de 45 países – Brasil também – e que empregam cerca de 11 milhões de pessoas.
1- Especialista em IA e Aprendizado de Máquina
A Inteligência Artificial está na boca do povo. O que antes era coisa de filme de ficção, agora está na palma da mão. A previsão é que a demanda por esses profissionais aumente cerca de 40% nos próximos 5 anos, gerando 1 milhão de empregos no mundo. O cargo consiste, basicamente, em ensinar os computadores a analisar quantidades enormes de dados, resolver problemas e realizar tarefas complexas.
2- Especialista em Sustentabilidade
Com 1 milhão de novas vagas até 2027, está ligada à demanda por soluções e processos que ajudem as empresas e governos na transição energética. O tema “economia verde” está no trending topics dos negócios. Dados do LinkedIn mostram que, desde 2019, a cada 10 vagas de emprego, 3 são relacionadas à área de sustentabilidade.
3- Analista de Inteligência de Negócios
A China está impulsionando a análise de dados. A perspectiva é que, até 2027, a demanda por esses analistas cresça 45% e gere mais de 1,4 milhão de empregos. Cabe ao profissional analisar dados – obviamente – para identificar padrões, tendências de mercado e, até mesmo, vulnerabilidades de setores e empresas.
4- Analista de Segurança da Informação
Se há alguém analisando os dados, é preciso que exista outro protegendo eles. Aqui estão os profissionais encarregados de blindar os bancos de dados contra ataques cibernéticos. Cabe a eles gerenciar softwares, firewalls e programas de encriptação, além de identificar vulnerabilidades e impedir vazamentos.
5- Engenheiro de Fintech
Este profissional é o responsável por usar a tecnologia para melhorar ou automatizar serviços financeiros. Sua função vai desde um simples pagamento online até grandes transações criptografadas.
6- Analista e Cientista de Dados
Aqui temos a mistura de vários conhecimentos, como estatística, algoritmos, inteligência artificial e até o aprendizado das máquinas. Tudo isso com um único objetivo: obter e interpretar dados de diferentes setores.
7- Engenheiro de Robótica
Você sabia que, a cada 10 mil trabalhadores, existem cerca de 47 a 126 robôs executando tarefas automatizadas? De acordo com o relatório, esse número deve dobrar nos próximos 5 anos. Para que essa previsão se torne realidade, alguém precisa projetar esses robôs.
8- Especialista em Big Data
Big Data é usado para definir uma enorme quantidade de dados variados, que se acumulam em grande velocidade. Organizar tudo isso é trabalho para um especialista.
9- Operador de Equipamento Agrícola
Sim, meus caros, Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é tudo. Os empregos na área da agricultura crescerão cerca de 30% nos próximos anos. Serão mais de 3 milhões de vagas. Por trás disso está o uso das tecnologias para melhorar as colheitas e adaptar a agricultura às mudanças climáticas.
10- Especialista em Transformações Digitais
Esse será o maior boom de vagas. Serão mais de 2 milhões de vagas para esse profissional que auxilia empresas a migrar seus serviços para o e-commerce.
A tecnologia está ganhando os holofotes do mercado de trabalho, mas não é motivo para se desesperar. Faça o seu melhor e esteja pronto para se adaptar às mudanças que a profissão pede. Afinal, a tecnologia está Open To Work.
Agora, a pergunta que não quer calar: Será que a profissão de assessor de investimentos vai acabar? Assista e descubra: Assessor vs ChatGPT
CONTEÚDO RELACIONADO
17/09/2024
Bateu a Bet: na contramão da educação financeira, jogos on-line ameaçam recuperação do consumo
Brasileiros abrem mão de lazer e educação por sorte Por Fabi Mariano Uma…
17/09/2024
Você sabe o que é Kakebo?
A tradicional (e revolucionária) arte de guardar dinheiro Por Julia Gonzatto…
17/09/2024
A cidade do Rock, da economia e do marketing
Festival de música completa 40 anos com receita de sucesso Por Fabi Mariano…
11/07/2024
Investimentos Alternativos
Jovens estão investindo, mas não no que você imagina. Por Julia Gonzatto Os…
26/06/2024
Ah! Uma nova emoção! Os divertidamentes e as finanças
Inteligência emocional e investimentos: qual a ligação? Por Fabi Mariano Um…
12/06/2024
De click em click, os streamings enchem o bolso!
Por Juliana Magano Assinaturas digitais movimentaram mais de US$1 trilhão em…
04/01/2024
Novo Ano: novas metas ou novas desculpas?
Por Juliana Magano As pessoas mais clichês dizem que você tem 366 novas…
06/12/2023
Violência patrimonial em discussão após denúncias de famosas
Por Fabi Mariano Muito mais que fofoca As vidas das celebridades sempre chamam…
06/12/2023
Esse não é mais um convite para uma reunião…
Por Andrhessa Armada 📩 Você recebeu um novo e-mail 📝 Reunião Marca Texto Qua,…