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- Levanta da Cadeira: O olho no olho faz toda a diferença!

Por Tiago Villas Boas
Nossa geração viveu um período de extremo isolamento social. Tenho certeza, que a maioria das pessoas, ficaram meses sem contato presencial com boa parte dos amigos e familiares que conviviam antes da pandemia. No nosso trabalho não foi diferente. Ficamos meses sem encontrar muitas das pessoas com quem dividíamos nossos dias na empresa e, por óbvio também, foi assim com nossos clientes.
Claro que, como tudo na vida, houve desenvolvimento durante a crise. Nesse período, o principal legado no trabalho é a normalização das reuniões por videoconferência. Passamos bons meses nos comunicando com nossos clientes e prospects apenas por “calls”. Ligações e mensagens, antes tão frias, sem troca ou empatia, se tornaram a ponte de confiança que possibilitou a construção do relacionamento necessário com nossos clientes.
É claro que, em um ambiente de reclusão total, até a mensagem de texto é vista com bons olhos, já que é útil em diversas situações. Porém, é extremamente importante lembrarmos que o ser humano é um ser social. Quase todos já voltaram a frequentar ambientes com seus amigos e familiares e também a trabalhar de forma presencial ou híbrida.
E agora que a pandemia acabou?
Nesse cenário, as formas de comunicação citadas acima começam a perder relevância. Olho no olho, aperto de mão, convite para um café, um almoço ou um jantar ganham mais peso, pois passamos a valorizar mais a presença física depois de tudo que passamos.
O nosso trabalho é cuidar de pessoas. Por isso, entender e conhecer nossos clientes é fundamental. A confiança gerada ao encontrá-lo pessoalmente é infinitamente maior do que em uma videoconferência.
O relacionamento gerado no ato de uma visita ao cliente, seja em casa, no trabalho ou até em um café é maior do que através de uma mensagem de feliz aniversário acompanhada do envio de um bom vinho quando falamos de alguém que você nunca viu pessoalmente.
Então vamos levantar da cadeira e visitar nossos clientes, chama-los para um café na empresa, um almoço! Vamos voltar com o olho no olho e com o aperto de mão. Vamos recuperar nossa essência e criar essa relação próxima que sempre pautou a vida do assessor de sucesso, e colher os frutos que só as relações genuínas com nossos clientes podem nos trazer.
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