- Home
- Comportamento
- Sucesso além das telas: Como boas produções movimentam o mercado?

Por Micaella Santos
Quem nunca quis ter o boneco do personagem preferido na estante ou aquele pijama engraçado com o desenho do momento? As obras do audiovisual movimentam toda uma indústria. Mais do que diversão, é um negócio e tanto. Vem entender melhor o poder de uma boa história. E conta pra gente: qual seu filme preferido?
📺 Merchandising cinematográfico
A cultura pop está cada vez mais em ascensão. Cultivando espaço não só entre múltiplas faixas etárias é também bem relevante na economia, movimentando milhões todos os anos e seguindo em crescimento através de personagens e games.
Segundo pesquisa do Ibope, 23% da população se considera um jogador assíduo, tornando o Brasil ainda o quarto mercado consumidor de jogos no mundo.
🍿 Filme, pipoca e… lembrancinhas!
Atualmente, mesmo que uma bilheteria não supere as expectativas, a aposta em produtos relacionados a produção é de grande influência e se torna expressiva parte do desempenho e lucro dos filmes.
Por vezes, os produtos vendem por si só através do sucesso do filme e/ou fidelização do público com a franquia ou produção. Mas, é comum práticas de incentivo e divulgação dos itens.
🧙 Harry Potter – O poder potterhead
Os filmes de Harry Potter alcançaram, em vendas globais de bilheteria, o valor de 7,7 milhões de dólares. Mas, ao somar aos produtos de merchandising, a franquia tem um valor avaliado em mais de 20 milhões de dólares.
O público do filme se tornou tão fiel que, com a abertura do parque temático na Disney de Orlando, a receita global do mesmo subiu em 41%.
♟️ O Gambito da Rainha – sucesso além do reinado
A série da Netflix que conta a história de uma jogadora de xadrez, baseada no livro “The Queen’s Gambit”, é mais um exemplo de movimento econômico além do esperado.
Além do sucesso dentro da plataforma, o livro por conta da série entrou nos best-sellers do New York Times – vale lembrar que foi lançado a 37 anos – e, as pesquisas por jogos de xadrez subiram em 250%. A Goliath Games por exemplo, empresa responsável pela fabricação de jogos de tabuleiro, viu um aumento de 170% nas vendas.
🦸 Bonecos de filmes…ou melhor: Action Figures!
Uma pesquisa da NPD Group, empresa americana que avalia esse segmento no mundo, mostrou que os brasileiros consumiram mais de R$280 milhões nesses bonecos licenciados de personagens geek.
Os colecionadores de figuras de ação e Funko Pop, gastam cerca de pelo menos R$400 em cada uma das peças colecionáveis, podendo chegar a até R$20 mil.
🎞️ Cultura pop econômica
Hoje, é impossível dizer que a cultura pop não está diretamente ligada a economia, sendo um setor que inegavelmente movimenta o mercado e influência as pessoas, estar ligado as tendências é também estar ligado ao mercado.
E você… tem algum objeto geek em casa?
CONTEÚDO RELACIONADO
17/09/2024
Bateu a Bet: na contramão da educação financeira, jogos on-line ameaçam recuperação do consumo
Brasileiros abrem mão de lazer e educação por sorte Por Fabi Mariano Uma…
17/09/2024
Você sabe o que é Kakebo?
A tradicional (e revolucionária) arte de guardar dinheiro Por Julia Gonzatto…
17/09/2024
A cidade do Rock, da economia e do marketing
Festival de música completa 40 anos com receita de sucesso Por Fabi Mariano…
11/07/2024
Investimentos Alternativos
Jovens estão investindo, mas não no que você imagina. Por Julia Gonzatto Os…
26/06/2024
Ah! Uma nova emoção! Os divertidamentes e as finanças
Inteligência emocional e investimentos: qual a ligação? Por Fabi Mariano Um…
12/06/2024
De click em click, os streamings enchem o bolso!
Por Juliana Magano Assinaturas digitais movimentaram mais de US$1 trilhão em…
04/01/2024
Novo Ano: novas metas ou novas desculpas?
Por Juliana Magano As pessoas mais clichês dizem que você tem 366 novas…
06/12/2023
Violência patrimonial em discussão após denúncias de famosas
Por Fabi Mariano Muito mais que fofoca As vidas das celebridades sempre chamam…
06/12/2023
Esse não é mais um convite para uma reunião…
Por Andrhessa Armada 📩 Você recebeu um novo e-mail 📝 Reunião Marca Texto Qua,…