Por Fabi Mariano
O sucesso de vendas da camisa do jogador e o leilão recorde
Não erra o Pantone! É 1895C. Essa é a tonalidade da camisa do melhor jogador do mundo, Lionel Messi, que virou fenômeno de vendas em todo o mundo. Apesar do tom pouco usual do futebol, o rosa clarinho se transformou na nova paixão dos fanáticos pelo esporte. A Adidas, marca responsável pela criação, teve problemas, inclusive, de conseguir tecido suficiente para as demandas da camisa do Inter Miami, foram mais de 500 mil pedidos em um dia.
E a camiseta rompeu mesmo todas as barreiras geográficas: é sucesso nos EUA, Argentina, Inglaterra e até Bangkok. A peça chegou a esgotar no site oficial, nos sites de revenda e nas lojas físicas: muita procura, poucas unidades, você já sabe como essa conta termina, o artigo já é tratado como de luxo. Qual o segredo de tanto sucesso? Podemos aprender alguma coisa com isso?
Combo do sucesso: qualidade, marketing e um talento
O nome Lionel Messi por si só já é um grande chamariz de venda, mas, alguns outros pontos fizeram da camisa rosa um grande sucesso: (1) a qualidade do produto, com alta costura e chancelada por uma marca famosa, (2) a cor diferente e elegante (3) o marketing e negócios, afinal, era o melhor jogador do mundo, com 8 bolas de ouro em um time pouco conhecido (ou pouco bom) do principal campeonato dos EUA. Tudo muito peculiar e vendável. A mistura despertou um boom de desejo e deve bater todos os recordes de faturamento.
E não seria a primeira vez, quando foi anunciado no Paris Saint-Germain, as camisetas do Messi esgotaram em 24 horas e rendaram ao clube US$100 milhões. E não é só com as camisas que o fenômeno de um nome forte se confirma, em pouco menos de dois meses do anúncio da contratação do jogador, o Inter Miami passou de 13 milhões de seguidores, um aumento de mais de 1200%. Incrível!
Se nova já vale tanto, imagine usada!
7,8 milhões de dólares! Sim, foi esse o valor arrecadado por um lote de seis camisas usadas pelo Messi em um leilão em Nova York ontem. Parece muito? Não o suficiente. A expectativa era que as emblemáticas camisas da Argentina usadas na última Copa do Mundo, quando o país foi campeão, arrecadassem 10 milhões de dólares, ou seja, cerca de R$48 milhões. Não bateu o recorde, mas, mesmo assim é um valor expressivo para a casa de leilões Sotheby’s!
O vencedor do lance permanece secreto, mas o destino do dinheiro já conhecido: parte irá para o hospital Sant Joan de Deu, em Barcelona, responsável pelo tratamento de crianças com doenças graves e raras. E essa não é a única ligação do craque com o projeto, Messi ajudou na construção do hospital. Nada como usar a fama e poder de venda para o bem, não é?
Para matar sua curiosidade: o recorde de item esportivo mais caro é do Michael Jordan! O uniforme usado pelo jogador de basquete nas finais da NBA pelo Chicago Bulls arrecadou incríveis 10,1 milhões de dólares em 1998.
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