Por Fabi Mariano
Mais precisamente R$51 bilhões. É o que o mercado Pet movimenta anualmente no Brasil e esse número não para de crescer, principalmente após a pandemia, onde serviços e produtos direcionados para os animais de estimação dispararam 40%, entre 2020 e 2021, segundo o Instituto Pet Brasil.
Para 2023 a estimativa é que os mimos para os pequenos de quatro patas cresçam mais 14% no Brasil. E se engana quem acha que uma bolinha barulhenta ou uma roupinha de crochê feita pela avó bastam. Marcas como Moschino, Louis Vuitton, Zara e Tok&Stok estão investindo em peças para os melhores amigos animais. A tendência de artigos de luxo para os doguinhos é extensa, tem roupas estilosas, pochetes, bolsas de viagens confortáveis… ser cachorro nunca foi tão bom! Já para os felinos, o luxo está nos escaladores, um verdadeiro playground Disney para os gatinhos se divertirem e exercitarem são encontrados com facilidade – e combinando com a casa do dono. A busca no Google de itens de marcas para pets cresceu 115% neste ano.
O vira-lata caramelo passa bem
O Brasil é o terceiro no ranking que mais consome no setor Pet. De acordo com a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – o nosso país representa 4,95% de todo faturamento desse mercado. Ficamos atrás apenas de Estados Unidos (43,7%) e China (8,7%). No total, em todo o mundo, a movimentação financeira em torno dos bichinhos é de US$145 bilhões por ano.
Desde TV Colosso (essa referência é antiga, eu sei), sabemos que os bichos de estimação têm um espaço especial na vida dos brasileiros, somos a segunda maior população de pets do mundo: são 58,1 milhões de cães, 27,1 milhões de gatos, 20,8 milhões de peixes, 41 milhões de aves e mais 2,53 milhões de outras espécies, ao todo: 149,6 milhões de motivos para soltar um “ownnnnn”.
Humanização Pet: menos filhos, mais bichos
O crescimento do mercado de animais de estimação é consequência da mudança cultural da sociedade. Atualmente, o número de casais que decidem não ter filhos ou aqueles que optam por viverem sozinhos, cresce no Brasil. Ter um animalzinho para fazer companhia é uma opção. Com isso, os cuidados para melhor, e mais longa vida dos bichinhos, têm sido um impulsionador de negócios. Bigtechs especializadas na saúde animal, como desenvolvimento de vacinas, tratamentos de doenças complexas, nutrição e bem-estar, recebem cada vez mais investimentos e prometem ser, nos próximos anos, um mercado promissor.
Seguro Pet: quem ama, cuida
Uma contradição desse mercado é: apenas 0,2% da população de animais de estimação possui plano de saúde. Sim! Existe, é versátil e uma opção que pode ajudar muitos pais e mães de pets a economizarem, já que custos médicos com animais costumam ser muito altos. Com um custo mensal baixo e uma ampla cobertura, o serviço é oferecido pela be.smart seguros. Quer saber mais? Entre em contato com os especialistas: be.smart seguros!
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