
Por Julia Gonzatto
Fato ou Fake
As avaliações ocupam um espaço importante na criação de credibilidade de uma marca com seus atuais e possíveis futuros clientes. Segundo o site Findstack, 90% dos consumidores procuram e leem avaliações sobre o produto do qual estão interessados – se baseando na opinião de outros antes de finalizar a compra.
As razões para marcas irem atrás de análises positivas são muitas. Mas tanto a legislação, quanto os consumidores, estão de olho na veracidade das críticas.
De acordo com o Invesp:
- 54% dos consumidores não comprariam um produto em caso de suspeita de avaliações falsas;
- 30% assumem que as avaliações positivas são falsas quando não existe nenhuma negativa no meio;
- 72% acreditam que a criação de avaliações falsas na internet se tornou uma grande indústria – e essa maioria está certa.
O site de segurança cibernética SafetyDetectives descobriu no início de 2021 um banco de dados que expôs um esquema organizado de avaliações falsas que afetava, entre outras empresas, a gigante do e-commerce, Amazon. O servidor possuía mais de 13 milhões de mensagens entre vendedores e clientes, que publicariam avaliações positivas em troca de produtos. Segundo o site, mais de 200 mil pessoas estariam envolvidas.
Recentemente, o U.S. Federal Trade Commission (organização que previne práticas comerciais fraudulentas nos EUA) também ordenou uma empresa fabricante de suplementos a pagar US$ 600 mil no primeiro caso oficial envolvendo um “sequestro” de avaliações positivas na Amazon.
Os casos estão só aumentando.
Para as grandes plataformas de venda, a melhor alternativa é descobrir formas de se blindar contra esse tipo de estratégia – que pode prejudicar não só o vendedor, mas também a sua marca. Seja como for, uma vez quebrada, a confiança do consumidor é realmente difícil de reconquistar.
CONTEÚDO RELACIONADO
31/10/2024
Meta faz movimentos ousados para apertar as políticas da empresa e reduzir custos
Por Juliana Magano O Ano da Eficiência Não é a primeira vez que ouvimos falar…
17/09/2024
Bateu a Bet: na contramão da educação financeira, jogos on-line ameaçam recuperação do consumo
Brasileiros abrem mão de lazer e educação por sorte Por Fabi Mariano Uma…
17/09/2024
Você sabe o que é Kakebo?
A tradicional (e revolucionária) arte de guardar dinheiro Por Julia Gonzatto…
17/09/2024
A cidade do Rock, da economia e do marketing
Festival de música completa 40 anos com receita de sucesso Por Fabi Mariano…
11/07/2024
Investimentos Alternativos
Jovens estão investindo, mas não no que você imagina. Por Julia Gonzatto Os…
26/06/2024
Ah! Uma nova emoção! Os divertidamentes e as finanças
Inteligência emocional e investimentos: qual a ligação? Por Fabi Mariano Um…
12/06/2024
De click em click, os streamings enchem o bolso!
Por Juliana Magano Assinaturas digitais movimentaram mais de US$1 trilhão em…
31/01/2024
A lógica que tornou o Jogo do Tigrinho um dos mais populares sites de aposta no Brasil.
Por Julia Gonzatto Pagando bem, que mal tem? O decreto de lei n° 9.215, de 20…
31/01/2024
Smart Summit 2024: sucesso de crítica!
Por Fabi Mariano E o público é que ganha o prêmio. Nos dias 25 e 26 de janeiro…