
Por Julia Gonzatto
Pouco velozes, muito furiosos!
A fabricante de carros esportivos de luxo, Ferrari, está tendo o melhor desempenho entre as montadoras europeias este ano. Com um crescimento no seu valor de mercado que chegou à marca dos US$ 53,9 bilhões, a marca passou a integrar o ranking de maiores empresas da bolsa de Milão.
O valor de mercado da montadora italiana subiu 34% em 2023, inclusive, ultrapassando o da Stellantis, grupo automotivo franco-italiano que controla marcas como Fiat, Citroën e Alfa Romeo. Só a elite.
Para um grupo significante de investidores, o mercado de luxo europeu, que conta com marcas como a própria Ferrari, tem a mesma importância que as gigantes de tecnologia possuem nos EUA. Isso porque, independentemente das altas e baixas da economia, esse setor se mantém com um crescimento estável.
Quando consideramos a realidade dos clientes ricos da Ferrari, é certo afirmar que a demanda por carros de luxos não se abala por aumentos nos preços. No Brasil, o caso normalmente é outro. Infelizmente.
Ainda gerenciando as dificuldades deixadas pela pandemia, muitos fabricantes de carros tiveram que lidar com a falta de peças essenciais para a montagem dos automóveis. Essa escassez causou diversas interrupções nas produções e o valor médio dos carros, que já não era barato, chegou a aumentar para R$130 mil no último ano.
E esse aumento não é uma novidade repentina. Se comparamos os últimos 5 anos, a valorização no preço dos automóveis chegou a 85%. Em 2017, o preço médio de um carro novo no Brasil era de R$70 mil. Quase metade do valor atual.
Novo Carro Popular
Como tentativa de lutar contra essa tendência e reduzir o preço dos carros de entrada para a faixa dos R$50 mil, o Governo vai anunciar no próximo dia 25 um projeto do “novo carro popular”. A informação, divulgada pela Folha de S. Paulo, afirma que três principais pontos serão explorados nessa campanha:
- A redução da carga tributária em cima do automóvel;
- O incentivo ao uso de componentes nacionais;
- E o programa de financiamento para veículos.
Hoje, os carros mais baratos disponíveis no país são o Fiat Mobi e o Renault Kwid, custando exatos R$68.990. Quando comparamos esse preço ao salário mínimo no país (R$ 1.320,00), fica claro porque muitos brasileiros estão optando por ir até seus destinos a pé.
CONTEÚDO RELACIONADO
31/10/2024
Meta faz movimentos ousados para apertar as políticas da empresa e reduzir custos
Por Juliana Magano O Ano da Eficiência Não é a primeira vez que ouvimos falar…
12/06/2024
De click em click, os streamings enchem o bolso!
Por Juliana Magano Assinaturas digitais movimentaram mais de US$1 trilhão em…
31/01/2024
A lógica que tornou o Jogo do Tigrinho um dos mais populares sites de aposta no Brasil.
Por Julia Gonzatto Pagando bem, que mal tem? O decreto de lei n° 9.215, de 20…
31/01/2024
Smart Summit 2024: sucesso de crítica!
Por Fabi Mariano E o público é que ganha o prêmio. Nos dias 25 e 26 de janeiro…
10/01/2024
O X não marcou em nossos corações
Por Fabiane Mariano Antigo Twitter perde 71,5% do valor de mercado após compra…
10/01/2024
Hey, brothers! Hey, sisters!
Por Juliana Magano Você prefere 1.5 milhão ou um presente misterioso? Quem não…
04/01/2024
Aha, Uhu: o Mickey é nosso! Não é bem assim…
Por Fabi Mariano O que ninguém te contou sobre o domínio público Sim, o ratinho…
15/12/2023
Rosa é a cor mais quente! Calma, não é Barbie. É Messi!
Por Fabi Mariano O sucesso de vendas da camisa do jogador e o leilão recorde…
29/11/2023
Marcas mais valiosas do mundo:
Por Julia Gonzatto Você sabe quais são? Recentemente foi divulgada a edição de…