Por Julia Gonzatto
Ecossistema Apple
Antes da Apple Worldwide Developers Conference, conferência anual da marca, a empresa fundada por Steve Jobs divulgou um relatório com detalhes sobre os ganhos em cima da venda de aplicativos na App Store. De acordo com a mesma, a loja virtual gerou US$1 trilhão em faturamento no ano de 2022.
Além da grande fatia que é o faturamento líquido, a quantia total ganha pela Apple representa a soma do valor gerado por alguns setores, como a venda de bens e serviços físicos, de bens e serviços digitais e, claro, publicidade.
Outro ponto interessante destacado pelo relatório diz respeito aos aplicativos que mais foram comprados e/ou baixados na plataforma. Depois da pandemia, tanto os aplicativos de carona, como os de viagem, tiveram um aumento significativo no número de vendas. Quem quer ficar dentro de casa, né?
Falando em Apple… a marca também chamou atenção nos últimos meses pela criação de uma conta poupança própria (com uma taxa de remuneração bem atraente) , em parceria com o Goldman Sachs, para aqueles clientes que possuem o Apple Card e moram nos Estados Unidos.
A jogada é mais uma tentativa da Apple de expandir seus sistemas integrados e, nesse caminho, consolidar o mercado e fidelizar ainda mais seus clientes.
O raciocínio é simples.
Se você já tem um iPhone, é muito mais fácil comprar um par de AirPods – os fones de ouvido sem fio da Apple – do que comprar um acessório de outra marca (que nunca vai ser tããão compatível com seu celular). Da mesma forma, os donos de iPhones podem ser convencidos muito mais facilmente a usarem o cartão de crédito da Apple e a abrirem uma conta no seu banco. Principalmente se levarmos em conta que os usuários e clientes dessa nova rede podem gerenciá-la diretamente pelo aplicativo Wallet.
Quando falamos de uma taxa de remuneração atraente, não estamos exagerando, rs. A Apple anunciou que o rendimento anual da conta poupança pode chegar aos 4,15% (mais de 10x maior que a média praticada nos EUA), e não possui taxas, depósitos mínimos ou requisitos de saldo mínimo.
Como se a receita da empresa multinacional já não fosse alta, essas movimentações prometem gerar ainda mais capital através dos serviços. Isso, claro, sem esquecer que tudo só ajuda a marca a prender cada vez mais os consumidores à plataforma. Uma vez Apple, sempre Apple…?
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