Por Fabi Mariano
#investimentos #mercadofinanceiro #finanças
Nesta semana, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), publicou o estudo que traz os números dos chamados FInfluencers, influenciadores que falam de investimentos nas redes sociais. E parece que o assunto está bombando nas diferentes mídias. As contas de influenciadores digitais que falam de finanças subiram de 266 no segundo semestre de 2020 para 515 no primeiro semestre de 2023. E você acha que não tem público para todo mundo? Tem sim. O número de seguidores somados dessas contas passou de 176 milhões! Lembrando que não são pessoas únicas, afinal, uma mesma pessoa pode seguir mais de um produtor de conteúdo e em diferentes redes sociais.
Diferentes plataformas, mesmo assunto
Além do crescimento de 6% dos seguidores em um ano, o interesse também cresceu! As interações registradas nas publicações dos influenciadores aumentaram em 10%. Incluindo comentários, curtidas e compartilhamentos, a média de engajamento bruto é de 1.637.
A diversidade de plataformas usadas também chama atenção, se você acha que o queridinho Instagram reina, se enganou! O X, (ex-Twitter), é a rede social preferida dos influenciadores de investimentos e concentra 45% de todas as publicações do assunto. Em segundo lugar aparece o Instagram com (21%), Facebook (18%) e Youtube (16%). Mas, apesar do X ter a maior quantidade de conteúdo, é no YouTube que o engajamento é melhor, com incríveis 6,4 mil interações por média de vídeo, seguido por Instagram (1,8 mil) e só então o X (495).
Segue a Trend: o importante é opinar
Os assuntos que renderam os maiores interesses sobre investimentos foram os de grande repercussão, como caso Americanas, taxa de juros dos EUA, arcabouço fiscal e variação do dólar. Nos temas mais recorrentes, bolsa de valores é o preferido dos influenciadores, no entanto, é sobre commodities que os seguidores trocam mais. Renda Variável tem a preferência de criadores de conteúdo e público, representam 93% das publicações e têm 207% a mais de engajamento quando comparados com Renda Fixa.
Rankings:
Assuntos mais abordados
1. Mercado de Ações
2. Economia Brasileira
Assuntos com mais engajamento
1.Commodities
2. Day Trade
Três produtos mais falados:
1. Criptomoedas
2. Moedas
3. Dividendos
Três produtos que mais engajaram:
1. Criptomoedas
2. Moedas
3. CDBs
Tudo dentro das regras!
Ser um influenciador de investimentos e finanças é uma grande responsabilidade, afinal, o criador de conteúdo está lidando com o dinheiro dos seguidores. Por isso, as regras precisam ser claras e têm supervisão. A partir do dia 13 de novembro, novas normas estabelecidas pela Anbima passam a valer para dar mais transparência a esse tipo de publicação, principalmente quando envolvem parcerias. Quando for o caso, os influenciadores deverão escrever ou verbalizar claramente que aquele conteúdo é patrocinado ou tem parceria com alguma instituição. Outra alteração é responsabilizar as empresas sobre os conteúdos postados pelo influenciador contratado, por isso, a contratante deve verificar certificações e autorizações necessárias para a informação ser vinculada de maneira clara. A obrigatoriedade de um contrato entre as partes também visa trazer mais segurança para quem consome esse tipo de conteúdo pelas redes sociais.
Quer saber mais sobre esse estudo? Acesse no site da Anbima e fique por dentro do que é tendência das redes sociais quando a Hashtag é #investimentos!
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