Por Fabi Mariano
Colaborar no dicionário nada mais é que: trabalhar com uma ou mais pessoas numa obra, cooperar, participar. Para o mercado, o significado é o mesmo e ainda mais poderoso. Os produtos, campanhas e coleções que juntam renomadas marcas estão cada vez mais comuns, diversificadas e até inusitadas.
Já pensou em uma coleção de moda inspirada em biscoitos? E um protetor labial com gosto de bala? Um chinelo com cheiro do seu chocolate preferido? Tudo é possível. Basta ter uma boa ideia, bons contatos e uma imensa vontade de agradar um público cada vez mais exigente e ligado em tendências que viralizam na internet.
Entre as collabs que mais chamaram a atenção dos consumidores recentemente estão: Hidratante labial Carmed com cheiro e sabor de bala Fini (que faturou o que esperava alcançar em um semestre em apenas 20 dias!), as roupas da Kings Sneakers com a Bauducco e as imensas Tiffany e Nike, com o tênis Air Force 1 e uma coleção inteira de acessórios de basquete com o classudo prata clean da famosa marca de joias. Quanto a mais se pode cobrar para ter uma joia nos pés? 🤑
Menos esforços, mais lucros
A ideia de juntar duas marcas famosas para lançar produtos comuns se popularizou a partir dos anos 2000 e duas criações colaborativas tiveram grande repercussão mundial: a triplo A Louis Vuitton e a esportiva e jovem Supreme e o badalado estilista Karl Lagerfeld e a fast fashion H&M. A estratégia de marketing vai muito além de alcançar públicos distintos, é uma tática que favorece também a otimização de esforços, custos e tempo. Tudo se torna mais rápido, versátil e econômico. Afinal, cada uma das partes envolvidas sabe muito bem o que está fazendo e acrescenta sua expertise a outro negócio. No caso de Supreme e Louis Vuitton, a união resultou em um acréscimo de 23% a mais de faturamento para ambas as marcas. Sucesso.
Uniões improváveis
Ter um feat de sucesso requer alguns cuidados: as marcas precisam ter posicionamentos parecidos, valores de marca que tenham sinergia e, claro, um interesse em comum. Mas, os ramos de atividade não têm se mostrado nada impeditivos para criações inusitadas. Vejam algumas que atiçaram a curiosidade dos consumidores e criaram um universo de Cool Brand admirável:
- Oreo e Havaianas: na praia com um cheirinho de chocolate? Sim. Você pode.
- Leite Moça e Anacapri: uma bolsa de leite condensado? Rolou!
- Boticário e Buballo: o cheiro de chiclete aplicável em spray.
- Post it e Mr. Cat: para você nunca esquecer de conferir se vestiu os pares de tênis corretos.
Viu, só? Basta ser criativo, ter um bom networking e aproveitar as collabs para aumentar o alcance do seu público. Sim, você pensou corretamente. O Instagram possui essa ferramenta de criação conjunta e pode ser uma ótima maneira de você ampliar quem te ouve, vê e segue. Pense em pessoas que podem contribuir para o crescimento da sua audiência e ative o modo collabs.
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