
Por Julia Gonzatto
Esporte feminino deve ultrapassar a marca de US$1 bilhão em 2024.
Ao longo dos últimos anos foi possível observar uma crescente significativa no mundo dos esportes femininos. Com o aumento da atenção do público, houve também um crescimento do valor comercial dos eventos esportivos liderados por mulheres. A consequência dessa visibilidade? Um interesse cada vez maior dos investidores.
A empresa de consultoria Deloitte estimou que os esportes femininos devem ultrapassar a marca de US$1 bilhão em receita pela primeira vez na história no ano de 2024.
Para chegar a esse valor, foram calculadas as principais fontes de receitas geradas pelo esporte feminino: verbas de transmissão, acordos comerciais (patrocínios, parcerias e vendas de produtos) e compras dos fãs no dia da partida. Cada uma dessas categorias é responsável por 55%, 27% e 18% da renda, respectivamente.
Entre os esportes analisados, o futebol feminino foi eleito como o que mais deve gerar receita no próximo ano, com um valor de aproximadamente US$ 555 milhões, seguido pelo basquete, com US$354 milhões.
Outro destaque dos esportes femininos esse ano se deu fora das quadras, mas nas pistas. Na final da Liga Mundial de skate street, Rayssa Leal conquistou o primeiro lugar com direito a quebra de recorde: a primeira mulher a ganhar uma nota 9 na história da competição.
Por mais que os números sejam expressivos e muito positivos para a realidade dos esportes femininos, ainda há um longo caminho a percorrer para que cheguemos mais perto da igualdade.
A última Copa do Mundo feminina, por exemplo, apesar de ter batido diversos recordes e acumulado um prêmio três vezes maior que o da última edição, ainda teve 83% de receita de patrocínio a menos do que a Copa do Mundo masculina.
Além disso, segundo dados da Fifpro, uma a cada três jogadoras que participaram da competição esse ano, recebem menos de US$30 mil por ano, enquanto uma a cada cinco precisa complementar sua renda com um segundo emprego – algo inimaginável para jogadores que competem na edição masculina do evento.
Mas e como você pode ajudar nessa história? É fácil! A visibilidade do esporte feminino funciona de forma cíclica. Uma vez que as pessoas estão dando mais credibilidade e atenção às partidas, mais provável é que as redes de TV disponibilizem horários nobres nas grades de transmissão, tornando os eventos mais fáceis de encontrar e assistir (e também mais chamativos para marcas que desejam ser patrocinadoras).
O aumento no número de fãs e investidores trás novas e melhores oportunidades, incluindo parcerias comerciais mais fortes – o primeiro passo para reforçar um crescimento consistente e sustentável da categoria. Só pra reforçar… 🎵 girls just wanna have fun financial investments in sports 🎵
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