
Por Fabi Marian
Agência de viagens suspende passagens de clientes e coloca em xeque modelo de negócio
Os principais aeroportos do país estão cheios de publicidade de uma das maiores agências online de venda de passagens aéreas do Brasil, com marketing pesado e um modelo de negócio sedutor, a 123milhas se tornou conhecida e ganhou a confiança dos consumidores. Parece que essa confiança acaba de ser quebrada. Na última quarta-feira, 16 de agosto, a empresa anunciou que as vendas de pacotes flexíveis, da categoria Promo, estavam suspensas e as passagens adquiridas com embarque previsto de setembro a dezembro deste ano serão canceladas e ressarcidas através de vouchers. Uma chuva de reclamações, histórias comoventes e promessas de processos invadiram as redes sociais após o anúncio.
Tragédia anunciada ou infelicidade do momento?
O modelo de compra e vendas de milhas surgiu como a promessa de passagens mais baratas para todos. No entanto, as companhias áreas sempre viram esse tipo de transação como uma deslealdade ao conceito de benefícios para clientes fiéis. Algumas, inclusive, bloquearam contas de milhas e entraram em brigas judiciais pelo descumprimento das regras dos programas de fidelidade de seus respectivos programas de milhagem. Em evento deste ano, o CEO da Latam, Jerome Cadier, declarou que o mercado de milhas é maléfico aos próprios clientes e que os sistemas das companhias estavam sendo aprimorados para evitar esse tipo de comércio que é especialmente forte no Brasil e quase não existe no resto do mundo.
E parece que deu certo. Mas, a 123milhas declarou que as causas para a dificuldade em cumprir o compromisso com os consumidores tem outra causa: o momento econômico do Brasil. Em nota oficial, a agência afirmou que “a decisão se deve a persistências de fatores econômicos e de mercado adverso, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, as elevadas tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada”.
Órgãos públicos reagem
A solução de reembolsar os clientes com vouchers com valor acrescido de correção monetária de 150% do CDI não agradou clientes, Procon, governo e diferentes órgãos públicos. O Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci) pediu o bloqueio das contas bancárias da agência, dos sócios e acionistas da empresa. Além disso, solicitaram pagamento de danos morais individuais e de dano moral coletivo. O Procon, claro, está de olho nas medidas da 123milhas, pediu esclarecimentos claros sobre a situação e instruiu os consumidores a documentarem toda a comunicação com a empresa. Já o governo prometeu seriedade para tratar o assunto e considerou o caso como “grave”. Em nota, Ministério do Turismo e da Justiça afirmaram que devem abrir investigação para garantir a reparação dos clientes lesados e novas regras para evitar que casos como esse voltem a acontecer.
Esquema Ponzi ou Pirâmide?
Não é a primeira vez que esse modelo de negócio causa prejuízo e frustração nos brasileiros. Em abril, a Hurb passou pelo mesmo problema, cancelando viagens promocionais de inúmeros clientes. Mas, afinal, o que deu de errado? Hipóteses estão sendo levantadas e elas pouco têm a ver com o momento econômico do país. Entre elas: Esquema de Pirâmide e Esquema Ponzi. Para deputados da CPI das Pirâmides Financeiras, a empresa deve ser convocada para prestar esclarecimentos. Já o Esquema Ponzi, neste caso, se enquadraria em um tipo de golpe que envolve um modelo de negócio irreal e insustentável, com a oferta de um produto fora de preço comum que, ao longo do tempo, entra em colapso. É considerado o percursor do sistema de pirâmide.
Por isso, na hora de comprar uma viagem, conte até 3 e veja se é mesmo um negócio seguro.
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