- Home
- Marca a Página
- Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sergio Cortella
Por Henrique Elias
Você já parou em algum momento para pensar se está vivendo com propósito ou apenas passando um dia após o outro? É uma pergunta forte para começar uma conversa, eu sei… Mas, se você conhece o trabalho de Mario Sergio Cortella, com certeza a resposta é sim! O filósofo, escritor e educador realiza palestras que estimulam esse tipo de reflexão existencial. E alguns desses conteúdos estão presentes em seu livro “Por que fazemos o que fazemos?”, publicado pela Editora Planeta.
Na obra de Cortella, podemos encontrar diversos assuntos que não temos o hábito de investigar no cotidiano, o que traz o risco de usarmos o piloto automático na nossa própria trajetória. Vou citar os três temas que julguei mais interessantes no momento de vida em que o li e evitam arrependimentos até hoje.
1 — Rotina não é monotonia
O que faz uma rotina profissional ser cansativa é a monotonia. Ter uma rotina pode ser algo altamente libertador, porque permite organizar as atividades e o tempo de forma inteligente, garantindo mais eficiência e segurança no que é feito.
Na boa rotina, fazemos uma atividade na sequência correta e a concluímos. Mas a motivação morre, independente da profissão, quando fazemos atividades sem perceber.
Você é distraído quando é capturado pela monotonia e uma das coisas mais perigosas em relação à monotonia é a distração. Ela faz com que você arrisque a sua integridade ou a estrutura do negócio, da operação do que está sendo feito. Devemos nos esforçar para não ser capturados pela monotonia sempre que possível.
2 — A origem da motivação
Não confunda motivação com estímulo! Algo externo pode me estimular e fazer com que eu ganhe força no que faço. Mas a motivação surge de dentro para fora. Quem está motivado faz mais do que a obrigação, porque a obrigação é um ponto de partida e não de chegada.
Embora a palavra “motivação” signifique mover, movimentar, fazer com que haja um ponto de partida para algo, ela é um estado interior.
O estímulo pode vir na forma de um prêmio ou retorno financeiro ou reconhecimento da qualidade de um profissional e sua contribuição. Mas uma pessoa motivada também procura a excelência além do mundo exterior. A expressão latina excellens significa “aquilo que ultrapassa” ou “aquilo que vai além”.
3 — Trabalho com significado
Quando desejamos uma vida mais consciente, precisamos ter razões que sejam mais sólidas do que só a necessidade de sobrevivência. Há momentos na vida em que sobreviver é a única alternativa. Mas para qualquer lugar, a melhor razão para continuar sempre será o desejo ao invés da necessidade.
Se acharmos que o sofrimento no serviço é a única realidade no dia a dia, não vamos viver uma experiência com maior densidade na eterna espera por “algo melhor”. Nós damos sentido para a experiência que temos e como elas nos formam.
O que queremos? Construir um patrimônio? Ascender na carreira? Qual é a finalidade daquilo que fazemos? A clareza das circunstâncias traz motivação e o propósito reordena nossas ações.
Enfim!
Percebeu que os três temas estimulam a busca por não exercer um trabalho automático e alienado? Nós fazemos o trabalho, mas, de certa maneira, ele também nos faz. Talvez a leitura completa do livro traga um pouco mais de sentido para as segundas-feiras.
Até a próxima indicação!
CONTEÚDO RELACIONADO
27/10/2023
O poder do subconsciente – Joseph Murphy
Por Lucas Cunha Antes de começarmos esta breve resenha sobre o livro, acho…
27/07/2023
Flores para Algernon – Daniel Keyes
Por Nina Fabbri Sempre tive o hábito da leitura. Devo isso à minha…
30/06/2023
Cartas de um diabo a seu aprendiz – C.S. Lewis
Por Marcos Santa Clara Quando abordado para fazer uma indicação literária, um…
26/05/2023
A revolução dos bichos – George Orwell
Por Dayan Medeiros O livro conta uma história de animais que vivem numa…
24/05/2023
O segredo do bom investidor!
Por Juliana Magano Como a leitura é fundamental para o mercado financeiro. Uma…
28/04/2023
A coragem de ser imperfeito!
Por Fabiane Lopes Brené Brown - Editora Sextante “Viver é uma arte, um oficio”…
31/10/2024
Creator Economy: novo mercado se torna destaque na economia do Brasil
Por Fabi Mariano O poder dos influenciadores pode aumentar consideravelmente o…
31/10/2024
Meta faz movimentos ousados para apertar as políticas da empresa e reduzir custos
Por Juliana Magano O Ano da Eficiência Não é a primeira vez que ouvimos falar…
31/10/2024
Menos doces, mais travessuras!
Por Julia Gonzatto O gosto meio amargo do Halloween 2024! Também conhecido como…