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- Creator Economy: novo mercado se torna destaque na economia do Brasil
Por Fabi Mariano
O poder dos influenciadores pode aumentar consideravelmente o sucesso de um negócio
Pra você, conteúdo de mídias sociais parece coisa de jovem desocupado? Melhor mudar sua percepção, o chamado “Creator Economy”, ou a chamada indústria da influência, cresceu entre 10 a 20% ao ano no mundo e o Brasil lidera essa ascensão. Em valores, os números são bastante surpreendentes, em todo o globo, foram mais de US$250 bilhões movimentados pelos criadores de conteúdo on-line, e no Brasil, esse valor chegou a R$21 bilhões. As expressivas cifras também se refletem no mercado de trabalho, mais de 300 mil postos diretos ou indiretos foram criados em 2023 no Brasil relacionados ao universo dos criadores de conteúdo, de acordo com a FGV.
Mas, do que é feito esse segmento? Influenciadores, produtos digitais, cursos, mentorias e criação de conteúdo de audiovisual. Para essas funções, as profissões de copywrites, videomakers, gestores de tráfego e estrategistas de lançamentos estão valorizados! O mercado se torna ainda mais relevante quando pensamos no resultado de influência desses novos profissionais: cerca de 25 milhões de brasileiros já compraram um produto digital por influência, 10 vezes maior se comparado a cinco anos atrás.
Para quem acha que é a moda é passageira, a Goldman Sachs Research, prevê que, até 2027, a movimentação da Creator economy chegue a US$480 bilhões.
O Brasil tá on! E podemos provar…
O mundo on-line está definitivamente integrado aos novos comportamentos dos brasileiros, 47% dos brasileiros entre 16 e 64 anos usaram serviços financeiros virtuais em 2023, de acordo com o DataReportal World. No mundo, a média é de 28%. Os brasileiros também ficam o dobro de tempo nas redes sociais comparadas com o restante do globo. Além disso, os nossos influenciadores têm alcance internacional, 1/3 dos produtores digitais do Brasil já fazem parcerias com marcas de todo mundo, o que resulta em 15% da receita dos nossos influenciadores vindas de fora. Segundo estudo da NIC.br, nos últimos dois anos, o Brasil aumentou em 14% da quantidade de usuários de redes sociais que monetizam seus conteúdos.
Um mercado democrático
Além de ser um mercado promissor, é também bastante democrático, já que qualquer um pode virar um influenciador e participar desse segmento, ele é considerado, hoje, um meio de ascensão social. Com uma ideia na cabeça e um celular na mão, meios bastante fáceis de adquirir atualmente, um bom perfil pode ter acesso a ótimas marcas do mercado e conseguir uma quantia considerável de publicidade, é uma forma de empreendedorismo que pode mudar muitas vidas. Por isso, grande parte da geração Z tem o sonho de se tornar um influenciador, de acordo com estudo feito pela INFLR, agência especializada em marketing de influência, incríveis 75% dos jovens almejam essa vida. Atualmente, o Brasil conta com 500 mil influenciadores somente no Instagram. No entanto, a profissão é como qualquer outra, contém riscos, precisa de estudo e muito trabalho para construir uma carreira consistente e relevante. A falta de privacidade e os comentários maldosos são desafios emocionais para quem quer levar a profissão a sério.
A revolução da geração Z
Conjuntamente com a criação de conteúdo, o uso da Inteligência Artificial deve ajudar o crescimento da influência da geração Z no mercado de trabalho e nesse tipo de publicidade. De acordo com pesquisa da The Influencer Marketing Factory, 95% dos influenciadores já incorporam algum tipo de IA em seus trabalhos, a intenção é acelerar processos, reduzir custos e ajudar em soluções criativas. A utilização da Inteligência Artificial nas novas formas de trabalho vai além da criação de conteúdo, uma pesquisa encomendada pela Samsung, revelou que 73% dos jovens de 18 a 27 anos já utilizam alguma IA para otimizar tarefas em suas funções e 96% desejam usar esse tipo de ferramenta para auxiliar no dia a dia de seus empregos.
Portanto, se quer abrir uma comunicação com o futuro, de olho no mercado de criação de conteúdo e influência.
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