- Home
- Especial Inteligência Artificial
- A distopia chegou?
Por Fabi Mariano
5 usos assustadores da inteligência artificial
Não tem jeito. Ela veio pra ficar. A Inteligência Artificial é o grande assunto dos últimos meses e promete revolucionar a sociedade. Por isso, vamos tratar do assunto em um Especial IA. Nessa semana falaremos sobre os possíveis impactos econômicos e de mercado com essa nova tecnologia.
Para começar, listamos 5 usos incríveis – e bizarros – desse tipo de software. Vocês imaginam quais sejam eles? Bem-vindos ao nosso novo mundo distópico.
🐭 Leitura Cerebral
Ler pensamentos e transformá-los em imagens em tempo real. Sim. Já foi feito. O teste realizado com ratos obteve resultados impressionaram. A ferramenta promete, em um futuro próximo, fazer o mesmo com humanos. A realização da pesquisa é dos cientistas da EPFL e foi publicado pela revista Nature. Um algoritmo aprendeu a decodificar sinais cerebrais, como luz, movimento e profundidade, e assim mostrar exatamente o que os roedores estavam enxergando. Poderoso e assustador.
🤖 O Deus robô
Já pensou em uma religião criada através de dogmas escritos pela Inteligência Artificial? É a preocupação do famoso historiador e escritor Yuval Noah Harari, autor do best-seller “Sapiens”. Durante conferência, o especialista destacou o receio no uso da tecnologia para moldar a cultura e criar novas seitas e religiões. Textos escritos por robôs podem ganhar tons sagrados e influenciar milhares de pessoas em uma realidade paralela, tal qual o filme Matrix. Ficção Científica pura.
🗽 Propaganda política
Em 2024, os EUA terão eleição para a presidência. No entanto, a disputa já começou e tem arma nova: a Inteligência Artificial. O Partido Republicano, oposição ao do atual presidente Joe Biden lançou recentemente um vídeo criado por IA com imagens distópicas sobre um sombrio futuro caso a reeleição aconteça. A propaganda “Beat Biden” foi divulgada no canal oficial do partido. Entre as imagens: colapso econômico, invasão de imigrantes, aumento da criminalidade e um Biden deprimido. Nada real. Mas nenhuma menção ao uso da Stable Diffusion. Perigoso.
🍕 Comerciais bizarros
Humanos distorcidos, incêndios do nada, pessoas excessivamente felizes, objetos voando ou duplicados, os primeiros testes de comerciais criados pela Inteligência Artificial ficaram medonhos. Recentemente dois vídeos viralizaram mediante as cenas apavorantes criados por ferramentas de tecnologia, uma de pizza e outra de cerveja. No entanto, é questão de tempo para que ajustem sejam feitos e propagandas sejam criadas em segundos com imagens reais e com baixo custo de produção. Já pensou?
⛪ O Papa Pop
O Papa com o look Faria Limer quebrou a internet. Muita gente acreditou que o Papa Francisco realmente tinha se rendido à moda do mercado financeiro com um casaco “puffer” branco, no melhor estilo colete XP. Até a Revista Vogue acreditou. Não. Era a inteligência artificial em ação. A ferramenta Midjourney foi a responsável pela criação que é feita através de textos. Isso mesmo, você descreve o que quer ver e … pronto. A ferramenta cria. Atualmente ela foi atualizada e agora produz imagens mais nítidas e reais, com maior precisão do que foi pedido. Bizarro.
E você? Está preparado para viver nesse mundo distópico?
CONTEÚDO RELACIONADO
31/10/2024
Creator Economy: novo mercado se torna destaque na economia do Brasil
Por Fabi Mariano O poder dos influenciadores pode aumentar consideravelmente o…
27/09/2023
Dr. IA, uma resposta para a sua mente
Por Juliana Magano Inteligência Artificial consegue diagnosticar mais de 93%…
24/05/2023
A mais nova parceria entre a IA e a economia azul
Por Micaella Santos Novas tecnologias e exploração: é hora de dar a volta...no…
19/05/2023
In AI we trust!
Por Fabi Mariano Acredite, estamos falando do Brasil Perguntamos nas redes…
18/05/2023
O próximo grande nome da arte pode ser um robô?
Por Juliana Magano 🖌️ Massificação da Inteligência Artificial no mundo da arte…
17/05/2023
ChatGPT e o perigo das fake news!
Por Juliana Magano Made in China A terra da grande muralha registrou o primeiro…
17/05/2023
O novo oráculo do mercado financeiro!
Por Juliana Magano ChatGPT?!? Será que o ChatGPT é melhor que você? Pois ele…
16/05/2023
Inteligência Artificial: Inimiga ou heroína?
Por Fabi Mariano O impacto da IA no mundo Menos trabalho? Mais produtitividade?…
31/10/2024
Meta faz movimentos ousados para apertar as políticas da empresa e reduzir custos
Por Juliana Magano O Ano da Eficiência Não é a primeira vez que ouvimos falar…